Saiu na manhã dessa terça-feira a lista dos discos indicados ao Mercury Prize 2008, prêmio que escolhe anualmente desde 1992 os melhores discos britânicos lançados naquele período.
Adele – ’19’
British Sea Power – ‘Do You Like Rock Music?’
Burial – ‘Untrue’
Elbow – ‘The Seldom Seen Kid’
Estelle – ‘Shine’
The Last Shadow Puppets – ‘The Age Of The Understatement’
Laura Marling – ‘Alas I Cannot Swim’
Neon Neon – ‘Stainless Style’
Portico Quartet – ‘Knee-Deep In The North Sea’
Robert Plant And Alison Krauss – ‘Raising Sand’
Radiohead – ‘In Rainbows’
Rachel Unthank And The Winterset – ‘The Bairns’
Essa shortlist segue o que já havia aparecido na longlist da NME ontem e nos fóruns de música por aí. Os desconhecidos Rachel Unthank e o Portico Quartet ocupam respectivamente as vagas de folk tradicional e jazz, mas tem poucas chances de ganhar. Com isso, nem sinal de possíveis favoritos como “Third”, do Portishead, “Kala”, da M.I.A., “Songs In A&E” do Spiritualized e “Viva La Vida” do Coldplay
Depois de ser indicado por “Ok Computer”, “Amnesiac” e “Hail To Thief”, o Radiohead aparece como favorito para levar o prêmio pelo seu “In Rainbows”, seguido de “Raising Sand”, colaboração entre o ex-Led Robert Plant e a cantora americana de bluegrass Alisson Krauss. O artista anônimo de dubstep Burial come pelas beiradas com o maravilhoso “Untrue” e tem grandes chances de levar, já que o Mercury tem certa tradicição em premiar artistas desconhecidos (Gomez, Dizzee Rascal, Ms. Dynamite, Anthony And The Johnsons…). Elbow, Estelle e Adele também estão no páreo.
Os vencedores serão anunciados no dia 9 de setembro.
Deixe um comentário