O filme do Arctic Monkeys é show

Você pode odiar os Arctic Monkeys, mas não há como dizer que nesse pouco tempo de existência da banda, – foi só há 3 anos que você ouviu “I bet you look good on the dancefloor” pela primeira vez, lembra? – Alex Turner e seus comparsas conseguiram transformar algumas de suas canções em clássicos dessa década. Se “Dancefloor” e seu refrão vêm logo à mente, é bem difícil que alguém que acompanhe o pop dos anos 2000 não saiba de cor a letra de “Fluorescent Adolescent” (mesmo se for embromation um pouco), ou não conseguiga bater palmas com perfeição no ritmo de “Dancing shoes”, ou memos senta uma fisgada no coração nos solos de “A certain romance” e “505”. Os Arctic Monkeys é, como poucas, uma banda em sintonia com seu tempo.

Era fácil perceber isso pelo público que lotou o Cine Odeon ontem para a sessão do filme-concerto “Arctic Monkeys At The Apollo” – quase ninguém tinha cara de estar antes dos 15 ou depois dos 25. É essa possibilidade de identificação que faz o filme ser tão legal.

Por mais que você tente manter a pose, não dá para não bater o pé junto da bateria naquele galope, ou cantar baixinho aquele refrão. Ao final de cada canção (veja o setlist aqui), o público batia palmas e soltava gritinhos, isso quando não acompanhava o bumbo no clap clap durante as músicas. Alex Turner, como se olhasse para os que estavam sentados nas suas cadeiras no Rio e não em pés lá em Manchester, sorri o show-filme inteiro e conversa naquele sotaque intelegível.

O trabalho do diretor Richard Ayoade é discreto, mas funciona bem. Sem se perder em entrevistas ou fusões com imagens de arquivos (que aparecem só no finalzinho), ele só filma o palco, pegando detalhes das expressões e dos movimentos do quarteto – as trocas de olhares, o chacolhar das mãos doloridas de Turner ao final de uma música, a entrega do baterista Matt Helders.

Acaba sendo um espetáculo tão bom quanto os shows no Brasil ano passado. Um filme para se rever daqui há alguns anos e sentir “saudade dos bons tempos”. Com clichê e tudo.

**************************************

“Artic Monkeys At The Apollo” terá novas sessões às 21h no dia 29 de outubro nos cinemas abaixo:

Santos Gonzaga – Santos
Brisa Mar – São Vicente
Castanheira – Belém
Praia Shopping – Natal
Shopping Jaragua – Campinas
Shopping Unimart – Campinas
Moviecom Maxi – Jundiaí
Boavista – São Paulo
Penha – São Paulo
Shopping Taubate – Taubaté

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s