O novo do Animal Collective VAZOU!

146724_merriweather_0

Depois de todo drama e de toda espera, Papai Noel resolveu a questão e decidiu vazar “Merriweather Post Pavilion”, o novo e loucamente aguardado álbum do Animal Collective. Eu não vou te dar o link, mas é fácil fácil achá-lo no orkut.

O disco vem sendo hypado desde agosto, quando começaram a surgir as primeiras notícias que ele já estava gravado. Em entrevista ao Bloody Pop, o guitarrista Avey Tare disse o seguinte sobre as 11 músicas que estão no disco:

Para nós, elas são mais eletrônicas, porque o processo de composição delas foi mais orientado por samplers, do que, digamos, guitarras. Eu acho também que elas são muito mais centradas no baixo e na percussão do que as músicas do “Feels” ou do “Strawberry Jam”. A imprensão é que há muito mais coisa acontecendo nelas do que nas faixas do nosso último álbum. Eu ainda diria que elas são mais suaves do que as do “Strawberry Jam”. No entanto, eu acho que as estruturas não são tão convencionais assim.

Merriweather Post Pavilion: a novela de um vazamento

No começo de outubro, a Domino Records anunciou oficialmente o disco, revelando o nome, a tracklist e marcando o lançamento para o dia 12 de janeiro no Reino Unido e 20 nos EUA, para recentemente anunciar que a versão em vinil do álbum chegaria às lojas antes, no dia 6.

Os três meses que se seguiram foram marcados por várias confusões internéticas, que terminam agora com o vazamento. Preocupada com iminência de que o disco chegasse a internet ilegalmente vários meses antes do lançamento, a Domino contratou os serviços do Web Sheriff, empresa americana especializada em vigiar e pressionar blogs ou sites que estejam divulgando ilegalmente conteúdo protegido por direitos autorais. 

O medo da Domino foi se confirmando pouco a pouco, com o fãs da banda pedindo ao blogueiro da Uncut que vazasse o álbum e depois hackeando o e-mail de um dos membros da banda para que um blog liberasse o disco (o que rendeu pitacos do líder do Deerhunter, Bradford Cox). Além disso, duas faixas cairam na rede nesse meio tempo: “My girls” e “Brother sport”.

O vazamento de “Brother sport” no podcast da revista francesa Les Inrockupitibles foi mais problemático devido às ações enérgicas do Web Sheriff. Horas depois da música ter chegado a rede, todos os blogs (Bloody Pop incluso) que haviam reproduzido algum link da música já tinham recebido queixas formais e ríspidas da Domino para retirar o conteúdo. Entre esses sites, estava o blog da banda americana Grizzly Bear. A banda foi notificada várias vezes e depois pressionada a publicar uma carta de desculpas escrita pelo próprio Web Sheriff, que dizia que o blog estava servindo como “global-leak-source” de “Brother Sport”, o que era mentira. Acabaram publicando uma outra carta de desculpa ao Animal Collective, mas questionando a ação da empresa. Depois foi a vez do próprio coletivo se pronunciar sobre o assunto.

Tentanto acalmar a ansiedade dos fãs, a Domino organizou nos últimos dois meses uma série listening parties em grandes cidades dos EUA e da Inglaterra. No começo de janeiro, várias lojas de discos também tocarão o disco e distribuirão material exclusivo do lançamento.

Depois de quase três meses desde que foi anunciado, “Merriweather Post Pavilion” vazou hoje, 25 de dezembro, por volta das 4 da tarde, horário de Brasília. O álbum chegou ao site de torrent What.CD num rip de 128kbps (baixa qualidade). Espera-se que uma versão em alta-qualidade esteja disponível no mesmo site até o final da noite. Nem a gravadora, nem a banda se pronunciaram até agora.

Agora, o capítulo final é com você: vá ouvir o disco e agente conversa em 2009.

**************************************************************************

A (atrasada) retrospectiva 2008 do Bloody Pop só continua dia 30, terça-feira, quando eu estiver de volta ao Rio da viagem de Natal. Aliás, Fliz Natal!

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O novo do Animal Collective VAZOU!

  1. Carolina disse:

    Esse “xerife da internet” patrulhando o Ed Droste foi um dos acontecimentos musicais mais bizarros do ano.
    Outra bizarrice ligada ao Animal Collective, é que notei que toca uns cinco segundos de “Sweet Road” (se não me engano) numa vinheta de verão do canal GNT!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s