Dois dias depois de falarmos da primeira música disponível para download do novo trabalho do Phoenix, 1901, o disco inteiro vazou – duas semanas antes do anunciado! E que decepção. As faixas não são consistentes e estão organizadas numa ordem bizarra, com “Love Like a Sunset” dando uma ducha de água fria e experimentalismo de 7:39 na quarta posição.
O álbum foi produzido por Philippe Zdar, que também foi responsável pelo ótimo debut da banda “United”. Parece que Zdar desandou a mão na sua volta aos estúdios do Phoenix. O primeiro single será a música de abertura, “Lizstomania”. Junto com “1901″, estas são as duas faixas que vale a pena escutar com atenção. As guitarras anos 80 estão lá, o piano, a bateria toda agitadinha e o bom pop francês.
Já pro final, “Rome” é bem do estilo dos álbuns anteriores: Thomas Mars cantando agudinho e repetindo “RomeRomeRomeRome”. Parece na verdade uma versão mais lenta de “Long Distance Call” – mas isso ainda não é um elogio. “Lasso” é ok – mais do mesmo. “Countdown” não desponta no horizonte. “Girlfriend” e “Armistice” são fáceis demais de esquecer.
Ou seja, o resumo dá ópera de “Wolfgang Amadeus Phonix” é um grande branco. Nada guardado na memória. O lado bom, é que eu fiquei com vontade de ouvir “United”, “Alphabetical” e “It’s Never Been Like That” porque lá que estão os grandes momentos da banda.
Uma pena desperdiçar uma capa de disco tão boa quanto esta.
[“Wolfgang Amadeus Phoenix”, Phoenix. 9 faixas produzidas pela banda e por Philippe Zdar. Lançado pela EMI/Astralwerks em Maio de 2009]
[rating: 3/5]
pow, eu até estava afim de ouvir… o cara do grizzly bear comentou no twitter dele que era o disco do ano (até o momento, claro). mas é como diz guimarães rosa: “pão ou pães, questão de opinães”. =D
Eu, dei uma escutada aqui e curti o disco.
Não achei nenhuma música com aquele fator surpresa ou ritmo de hit. Talvez as duas primeiras, mas nada forte comparado ao trabalho anterior dos caras.
No twitter do The Teenagers eles elogiaram só a primeira música, hehe.
Mas enfim: opinães, opinães. 🙂
achei o disco MUITO bom, mas de fato, não há hits como nos anteriores… 1901 e lzistomania chegam junto…
@mattoso,
Achei o disco bom pra caramba, também. Talvez, como (se não me engano, foi) o Ed Droste que falou, bom o suficiente pra ser um dos melhores do ano!