Os Discos Brasileiros Mais Esperados Em 2010: Garotas Suecas

Como no ano passado, damos o pontapé inicial em 2010 dando uma geral no que vai acontecer na música brasileira durante os próximos meses. Se em 2009 colocamos 12 discos no radar, esse ano nosso especial cresce e deve contar com mais de 20 futuros lançamentos, com todas as informações disponíveis, declarações inusitadas e muitos bons sons para ouvir.

A “coleção 2010” da música brasileira é tão classuda quanto a 2009 e até mais. Imagine um ano que teremos novos de Cérebro Eletrônico, Vanguart, Forgotten Boys, Violins, Pata de Elefante e Bidê Ou Balde, além dos primeiros álbuns de bandas como o Holger, Nevilton, e Burro Morto? Coisa finíssima

Óbvio que alguns discos acabam ficando de fora por estarem num estágio muito prematuro – 2010 ainda deve ter novos de Marcelo Camelo, Kassin, Nação Zumbi, Racionais MCs, Júpiter Maçã, Walverdes, Little Joy, Jonas Sá, Romulo Fróes etc – ou pelo fato da gente simplesmente não ter lembrado. Aí cabe a vocês darem as dicas nos comentários.

Enfim, como eu já tinha dito por aqui, o futuro vai ser bem legal de ouvir. (Livio Vilela)

**********************************************************************


Quem: Garotas Suecas
Disco: “ainda não tem nome pois não sabemos se é menino ou menina”
Previsão de lançamento: início do segundo semestre de 2010
Sai por onde: Nos EUA, pelo selo American Dust. No Brasil, ainda não se sabe, mas as vendas via e-mail, feitas com o EP, irão continuar.
O que esperar: “Soul. Músicas para se ouvir nas curvas da estrada de Santos. Músicas para dançar na frente do espelho com a escova fazendo as vezes do microfone”.

Os Garotas Suecas lançaram seu primeiro EP em 2009 – “Dinossauros” – e fizeram muita gente se interessar pelo que virá no primeiro disco do grupo. Eles também participaram do South by Southwest do ano passado, confirmando o faro do festival para boas promessas. Mas o que importa mesmo é que os Garotas Suecas fazem um rock com uma forte identidade brasileira, que relembra muitas vezes os ótimos momentos dos Mutantes. Há também um que de Jorge Ben, que perpassa algumas musicas, mas, na verdade, a principal influencia do grupo talvez seja a Jovem Guarda, em especial em sua fase mais soul. “Codinome Dinamite”, segunda faixa do EP de 2009, não me deixa mentir.

O primeiro disco do Garotas Suecas acaba de sair da pré-produção, e as dez faixas escolhidas pelo grupo serão gravadas entre este mês e fevereiro. Apesar de um certo hype gerado no Brasil, no exterior o interesse pelo grupo é ainda maior: o Garotas já fez três turnês nos EUA e uma na Austrália. Não à toa, o selo American Dust, de São Francisco, apostou no primeiro disco do grupo e vai lançá-lo em todos os Estados Unidos. Por aqui ainda não há muito definido. Segundo o vocalista, é provável que as vendas por e-mail que aconteceram com o EP devem continuar, assim como a distribuição em escala nacional pela Livraria Cultura.

Se o primeiro disco do Garotas Suecas seguir com o que foi criado em “Dinossauros”, podemos esperar mais um ótimo disco brasileiro para 2010, para começar a década bem. Guilherme Saldanha é ainda mais confiante: “Será sucesso certeiro entre donas de casa, cobradores das linhas da zona oeste do Rio e toda a juventude gaúcha loura e linda que frequenta as praias de Torres na semana do feriado farroupilha”. Tomara. (Matheus Vinhal)

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Os Discos Brasileiros Mais Esperados Em 2010: Garotas Suecas

  1. marca aí Livio, o segundo disco do ruído/mm deve sair no segundo semestre!
    abraço!

  2. Pingback: Move That Jukebox! » “Há Um Perdido Entre Nós”, o documentário do Garotas Suecas

  3. Pingback: Garotas Suecas toca em festival que reúne Bob Dylan, Weezer e outros « Conca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s