por João Oliveira
Acho que olhando a primeira e a última música da lista já dá pra sacar qual foi a minha intenção. Coloquei alguns artistas conhecidos que mereciam mais respeito e outros que talvez passaram despercebidos pra muita gente. Espero que a audição flua, como uma boa compilação deve ser. Divirtam-se.
[MP3] 2Ks Mixtape
01. Pharrell – “Frontin (feat. Jay-Z)’”
AKA “a música mais fácil de se tocar no Universo”. Quem já teve banda sabe o que idéias nos intervalos dos ensaios podem gerar. Foi aqui que o “featuring Jay-Z” começou a se firmar quase como um gênero próprio de música.
02. Nelly Furtado – “Promiscuous”
Se algum dia na minha vida eu resolvesse dançar, essa poderia ser a música na pista.
03. Hot Chip – “Boy from School”
Qual é a diferença entre o charme e o funk? E qual é a diferença entre um trance insuportável e um riff genial que se repete por 5 minutos? Ué, sei lá…
04. Róisín Murphy – “If We’re in Love”
Matthew Herbert é o rei da “música eletrônica orgânica”. E juntando-se à ex-Moloko, Róisín Murphy, saiu talvez a minha canção pop da década.
05. Kanye West – “Touch the Sky (feat. Lupe Fiasco)”
Essa música resume tudo o que o pop e o hip-hop poderiam ter sido nessa década, mas não foram. De vez em quando aparece um gênio como o Kanye pra nos lembrar como a música pop deveria soar. Ah, o Lupe Fiasco rouba a cena pra ele no cameo.
06. Ghostface Killah – “The Champ”
Essa deixa “99 Problems” do Jay-Z parecendo uma música do James Blunt. Mohammad Ali, Romário, Noel Gallagher: essa é pra vocês, marrentos.
07. Sleater-Kinney – “Entertain”
Enquanto milhares de moleques montam bandas para tocar, sei lá…Fresno…essas 3 mulheres tocam com mais volume, energia e abandono que qualquer um.
08. Queens Of The Stone Age – Go with the Flow
Essa história de “o bom e velho rock n’ roll” sempre foi uma besteira pra mim. Mas quando o QOTSA entra em cena, parece até que as outras bandas estão fazendo o tal do “rock” do jeito errado.
09. The Exploding Hearts – I’m a Pretender
A banda estilo punk 77 que conseguia soar melhor que as bandas punk de 1977. Tente não assobiar, que eu quero ver.
10. The Hives – “A Little More for Little You”
“Criminosamente subestimados”. É triste aceitar que uma das melhores e mais divertidas bandas da década seja lembrada assim. Fizeram talvez o melhor show da minha vida: maior concentração de cuspes, escarradas, cervejas voando e moshs por metro quadrado que eu já vi.
11. Supergrass – “Grace”
Como é possível que uma banda que vem há 15 anos lançando uma jóia do pop britânico atrás da outra vender menos do que 500 milhões de cópias a cada álbum? Não é culpa de vocês, Supergrass, eles não sabem o que fazem.
12. Camera Obscura – “Lloyd, I’m Ready to be Heartbroken”
Talvez a música mais infinitamente escutável dessa lista. Diabéticos, cuidado.
13. The Decemberists – “The Engine Driver”
O líder dos Decemberists, Colin Meloy, é tudo que Rivers Cuomo se esqueceu de ser nessa década: um nerd com um olho nas bandas clássicas dos anos 70, mas com o outro no futuro.
14. Richard Hawley – “The Ocean”
Quando os Arctic Monkeys ganharam um Mercury Prize de melhor álbum, Alex Turner disse: “Richard Hawley has been robbed”. Ele estava certo.
15. Sigur Rós – “Glósóli”
Calafrios. Só isso.