Aqueles Queridos Anos 2000: 2Ks Mixtape

por João Oliveira

Acho que olhando a primeira e a última música da lista já dá pra sacar qual foi a minha intenção. Coloquei alguns artistas conhecidos que mereciam mais respeito e outros que talvez passaram despercebidos pra muita gente. Espero que a audição flua, como uma boa compilação deve ser. Divirtam-se.

[MP3] 2Ks Mixtape

01. Pharrell“Frontin (feat. Jay-Z)’”
AKA “a música mais fácil de se tocar no Universo”. Quem já teve banda sabe o que idéias nos intervalos dos ensaios podem gerar. Foi aqui que o “featuring Jay-Z” começou a se firmar quase como um gênero próprio de música.
02. Nelly Furtado“Promiscuous”
Se algum dia na minha vida eu resolvesse dançar, essa poderia ser a música na pista.
03. Hot Chip“Boy from School”
Qual é a diferença entre o charme e o funk? E qual é a diferença entre um trance insuportável e um riff genial que se repete por 5 minutos? Ué, sei lá…
04. Róisín Murphy“If We’re in Love”
Matthew Herbert é o rei da “música eletrônica orgânica”. E juntando-se à ex-Moloko, Róisín Murphy, saiu talvez a minha canção pop da década.
05. Kanye West“Touch the Sky (feat. Lupe Fiasco)”
Essa música resume tudo o que o pop e o hip-hop poderiam ter sido nessa década, mas não foram. De vez em quando aparece um gênio como o Kanye pra nos lembrar como a música pop deveria soar. Ah, o Lupe Fiasco rouba a cena pra ele no cameo.
06. Ghostface Killah“The Champ”
Essa deixa “99 Problems” do Jay-Z parecendo uma música do James Blunt. Mohammad Ali, Romário, Noel Gallagher: essa é pra vocês, marrentos.
07. Sleater-Kinney“Entertain”
Enquanto milhares de moleques montam bandas para tocar, sei lá…Fresno…essas 3 mulheres tocam com mais volume, energia e abandono que qualquer um.
08. Queens Of The Stone AgeGo with the Flow
Essa história de “o bom e velho rock n’ roll” sempre foi uma besteira pra mim. Mas quando o QOTSA entra em cena, parece até que as outras bandas estão fazendo o tal do “rock” do jeito errado.
09. The Exploding HeartsI’m a Pretender
A banda estilo punk 77 que conseguia soar melhor que as bandas punk de 1977. Tente não assobiar, que eu quero ver.
10. The Hives“A Little More for Little You”
“Criminosamente subestimados”. É triste aceitar que uma das melhores e mais divertidas bandas da década seja lembrada assim. Fizeram talvez o melhor show da minha vida: maior concentração de cuspes, escarradas, cervejas voando e moshs por metro quadrado que eu já vi.
11. Supergrass – “Grace”
Como é possível que uma banda que vem há 15 anos lançando uma jóia do pop britânico atrás da outra vender menos do que 500 milhões de cópias a cada álbum? Não é culpa de vocês, Supergrass, eles não sabem o que fazem.
12. Camera Obscura“Lloyd, I’m Ready to be Heartbroken”
Talvez a música mais infinitamente escutável dessa lista. Diabéticos, cuidado.
13. The Decemberists“The Engine Driver”
O líder dos Decemberists, Colin Meloy, é tudo que Rivers Cuomo se esqueceu de ser nessa década: um nerd com um olho nas bandas clássicas dos anos 70, mas com o outro no futuro.
14. Richard Hawley“The Ocean”
Quando os Arctic Monkeys ganharam um Mercury Prize de melhor álbum, Alex Turner disse: “Richard Hawley has been robbed”. Ele estava certo.
15. Sigur Rós“Glósóli”
Calafrios. Só isso.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s