Repeat: Orquesta Típica Fernandez Fierro

Seguindo nossa viagem pela musica da America Latina, mais especificamente a musica Argentina (já fomos do rock clássico e a mais nova sensação indie).  Desta vez vamos falar sobre uma banda que esta reinventando um estilo clássico de nossos vizinhos, o Tango.

Surgido no século XIX, o Tango mescla drama, paixão, sexualidade, agressividade e, claro, muita tristeza. É musica prostíbulo, de Carlos Gardel e, nos dias de hoje, musica de velho. O fato é que a tradição do Tango está sendo perdida na Argentina, pois os jovens não se identificam mais com o estilo e seus intérpretes. Com a idéia de revitalizar esse estilo aparece a  Orquesta Típica Fernandez Fierro. Com formação de orquestra típica de tango (quatro bandoleons, três violinos, violas, violoncelo, contrabaixo, piano e um cantor, fanho de preferência), mas ao mesmo tempo, com uma atitude baseada em sua maneira muito pessoal de sentir e interpretar o gênero, o grupo traz em seus repertórios novos arranjos nascidos de tangos tradicionais, compostos por alguns de seus jovens integrantes. Com sua atitude beirando o punk, seu estilo industrial e sujo, tentam revitalizar a cena milongueira de Buenos Aires.

Diferente de outros grupos como Gotan Project e Bajofondo, OTFF não quer nada com experimentações eletrônicas, ela toca o tango mais tradicional possível. A diferença é a atitude anarquista de sair pelas ruas de San Telmo (bairro tradiocional da capital portenha) carregando um piano para mostrar de graça ao público sua música.

De certa forma, a Fernandez Fierro pode ser comparada ao Móveis Coloniais de Acaju. A banda funciona na forma de uma cooperativa, na qual edita seus próprios discos de forma independente e administra seu próprio clube em Buenos Aires, o el CAFF (Club Atlético Fernández Fierro), onde tocam toda quarta. Com 4 CDs lançados, turnê na Europa, shows em SP (alo RIO!), a OTFF conseguiu o que queria e hoje mais do que nunca os jovens de Buenos Aires e do mundo estão redescobrindo o Tango. Hoje, uma simples caminhado aos domingos por San Telmo e você esbarra com pelo menos 2 grupos de jovens tocando Tango pelas ruas.

Os mais tradicionalistas do Tango não podem reclamar do som da OTFF. Nos seus discos temos pérolas lindas como a “Canción desesperada”, na qual o cantor canta suas angústias de amor (“¿Dónde estaba Dios cuando te fuiste?/¿Dónde estaba el sol que no te vio?/¿Cómo una mujer no entiende nunca que un hombre da todo, dando su amor?”).

Há também composições de personalidades como Astor Piazzola em “Buenos Aires Hora Cero”, Carlos Gardel em “Cuesta Abajo” e até da musica folclórica argentina de Eduardo Falú, de quem tocam a linda “Zamba de la Candelária”.

A OTFF está para o Tango argentino como a Orquestra Imperial estaria para o samba de gafieira, talvez. As duas tentam trazer um ar jovem, personalidade e cor, mas mantendo a tradição a dois estilos que pareciam fadados a morrer.

Nunca gostou de ouvir Tango? Ou nunca sequer parou para ouvir…? Dê uma chance a OTFF, e confie: você vai experimentar algo único, diferente de qualquer outro estilo musical.


Posted

in

by

Tags:

Comments

3 respostas para “Repeat: Orquesta Típica Fernandez Fierro”.

  1. Avatar de pmaia
    pmaia

    por favor, sem comparações.

  2. Avatar de Diva Pimentel
    Diva Pimentel

    Vcs são maravilhosos.

    Quero os cds (5) de vcs e consigo comprar pela net.

    Me indiquem um caminho.

    Tenho um sonho aprender a tocar bandóneon. Vou conseguir!!!!!

    Abraços, Diva.

  3. […] “Nunca gostou de ouvir Tango? Ou nunca sequer parou para ouvir…? Dê uma chance a OTFF, e confie: você vai experimentar algo único, diferente de qualquer outro estilo musical”. Bloodypop.com […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: