Os Discos Brasileiros Mais Esperados Em 2010: China


Quem: China
Disco: “Só Serve Pra Dançar” (título provisório)
Previsão de lançamento: maio
Sai por onde: Joinha Records
O que esperar: mais dançante e mais melódico que “Simulacro”
O que já dá para ouvir: “Nem Pensar Em Você”, “O Anti-Herói”

Três anos podem ser um bom tempo para alguns artistas, mas não para o pernambucano China. Desde que lançou “Simulacro”, seu primeiro álbum-cheio, em outubro de 2007, China não tem parado, seja homenageando Roberto na sempre atribulada agenda do Del Rey, seja gravando programas de TV, seja fazendo shows casados com os amigos do Mombojó, seja gravando um monte de música boa (Jr. Black, A Banda de Joseph Tourton, Tibério Azul, e o próprio Mombojó) no Estúdio das Cavernas, que ele gerencia junto com Chiquinho e Homero Basílio (trio mais conhecido como Sungatrio). Mas no meio disso tudo, ele ainda arranjou tempo de compor 25 músicas para o seu segundo disco, provisoriamente intitulado “Só Serve Pra Dançar”, cujas as gravações devem continuar por algumas semanas.

“Só Serve Pra Dançar” está sendo gravado em vários estúdios diferentes (Das Caverna e Muzak em Recife, e alguns estúdio em SP), com vários amigos. Tudo saindo do próprio bolso, por enquanto:

O disco está no meio do processo. Gravei muita coisa já. Tem algumas músicas que eu quero refazer, e também acrescentar outros instrumentos. Por enquanto, estou fazendo tudo no disco, mas claro contanto com a ajuda de todos os amigos. Cada hora chega um e grava alguma coisa. Tô bancando o disco todo, por enquanto. As propostas que recebi até agora não valeram muito a pena, por enquanto tá valendo mais a pena bancar tudo sozinho mesmo. Mas espero que entre uma grana extra, pois daí dá pra fazer mais coisas. Tô gravando no Das Caverna, mas também em outros lugares.

A presença dos amigos, aliás, tem sido fundamental para o surgimento do disco, seja como banda, co-produtores ou auxiliando na escolha das músicas:

O disco não tem uma banda fixa. Mas tem os parceiros que estão sempre do lado. Gosto de gravar com várias pessoas diferentes, a sonoridade do disco já fica diferente em cada música. Mas quem tá gravando muita coisa é Yuri Queiroga, André Édipo, Pernalonga e Chico Tche, que são músicos da minha banda, mas todos os Mombojós gravaram no meu disco, e me ajudaram bastante na escolha do repertório. Além dessa galera, ainda tem Tiê, Vitor Araújo, Dengue, Homero Basílio… e ainda falta mais outra turma gravar umas coisas! Vou ter que fazer um encarte separado só para os amigos que ajudaram no disco!

Como muito da produção que tem saído de Recife, o álbum promete ser um prazer para os mais ligados em produção, nas timbragens e pequenos detalhes.

Eu estou gostando dos timbres, estamos experimentando muito, tem até um microfone feito de telefone! Eu tinha umas 25 músicas novas, foi difícil escolher um repertório com 11 ou 10, ainda não sei…talvez 12 músicas. Mas tem letra sobre tudo, não tem um tema expecífico, como o simulacro, entende? Acho que as músicas desse disco são mais dançantes e é um disco com mais melodia do que o “Simulacro”.

China ainda ressalta a importância que o fato de ter se tornado produtor nesse intervalo entre o primeiro disco e este teve na criação de “Só Serve Pra Dançar”:

O fato de estar produzindo discos de outros artistas me faz olhar para minha música de um jeito diferente, pois recebo influencia de tudo o que faço. Pretendo fazer um disco diferente do que foi o Simulacro, porque se fosse apenas para copiar seria fácil. A graça está em fazer um trabalho diferente, mas sem perder as características, claro.

O disco está previsto para maio, previsão que pode ser esticada por questões financeiras. Muito material sobre as gravações pode ser encontrado no canal de China no Youtube.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Os Discos Brasileiros Mais Esperados Em 2010: China

  1. Pedro disse:

    E o do Tiro Williams! (DF)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s