Charlotte Gainsbourg @ Shepherd's Bush Empire – London, UK

Charlotte GainsbourgDifícil pensar em Charlotte Gainsbourg e não pensar no Anticristo. A carreira da Charlotte cantora começou antes da carreira de atriz, mas foram as cenas terríveis do filme de Lars Von Trier que grudaram na memória. O que esperar do show? Como será a presença de palco, o tom, a atmosfera? Quem é Charlotte Gainsbourg depois do Anticristo? Quem é Charlotte, filha do grande Serge e da deliciosa Jane Birkin?

Ela entra no palco, se aproxima do microfone, um sorriso tímido e as batidas de IRM começam a ecoar na acústica medíocre do Shepherd’s Bush Empire. Várias televisões com imagens das ressonâncias magnéticas da própria Charlotte mostram uma animação de o que se passa por dentro da cabeça de um artista: a mesma massa que tenho eu e você.

É o primeiro show de Charlotte no Reino Unido, na cidade onde nasceu. Mesmo sendo fluente em inglês – mamãe Jane que ensinou – Charlotte enrolava na hora de falar com o público e saia tudo em francês. Envergonhada com seus erros, pediu desculpas e alguém berrou da platéia: Nous vous aimons!

E amamos mesmo. Uma voz quase sussurada, uma presença de palco impressionante, linda linda linda. Cantou arranjos bem mais pop do que seu album 5:55 (2006) e infelizmente Beck não subiu ao palco para o grande hit Heaven Can Wait. O show foi longo e o set completo – IRM e 5:55 foram bem representados por suas melhores músicas – faltando apenas a própria 5:55, por algum motivo bizarro. AF607105 ganhou um arranjo bem futurista e ousado. Num momento etéreo, cantou Just Like a Woman de Bob Dylan que está na trilha sonora de I’m Not There. Lindo demais. E disse, meio em inglês, meio em francês, que teve toda a sorte do mundo por ter tido Serge como pai. Em sua homenagem cantou Ballade De Melody Nelson, música que sua mãe cantava nos anos 70. E terminou o show com Couleur Café, também de papai, e todos cantaram junto. Como se fosse um momento em que todos cantassem “moro… num patropi“: todos os franceses de Londres estavam lá, estilosíssimos e cantando em catarse comedida, como bem sabem fazer. Um ótimo show de abertura para a sua primeira turnê.

E todos foram para casa, apaixonados por Charlotte.

.::.

[Colocarei a setlist assim que alguém publicar. Jarvis Cocker estava lá, junto com Jane Birkin. e continuando no frenesi da família Gainsbourg, eu vi recentemente o filme-biografia de Serge e a resenha está aqui.]

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Charlotte Gainsbourg @ Shepherd's Bush Empire – London, UK

  1. Pingback: Tweets that mention Charlotte Gainsbourg @ Shepherd’s Bush Empire – London, UK | Bloody Pop -- Topsy.com

  2. amacar disse:

    Lindo, bem escrito, sensível… obrigada, amo os Gainsbourg – Birkin, sobretudo o trabalho da Charlotte, que tenho dificuldade de acompanhar, no Brasil não há boa distribuição de seus filmes e cds. E a Jane de vez em quando nos visita, canta, inclusive (aliás recentemente um idiota tentou seus 5 segundos de fama proibindo que ela fotografasse a exposição sobre o Serge, que, pena, só ficou em São Paulo. Infelizmente foi entrevistada pelo superficialíssimo Jô Soares, que ainda está no tempo do Je t´aime, a que ela nem gosta muito de só ficar associada. Nada sequer mencionado do excelente trabalho que também faz, inclusive gostaria de ver Boxes). Tento bastante que a TV5 Monde e o Eurochannel coloquem o trabalho deles no ar, recente entrou o primeiro filme da Jane com Serge, seguirei insistindo.
    Acho Charlotte um show, como artista e mulher, sempre doce, delicada e alinhada com temas humanitários. Sua descrição sensível me faz quase que participar do espetáculo. Quanto ao problema inglês-francês, não é limitação de idioma, é de som, de voz, toda vez que fica tensa (vide as premiações) ela engasga, fica com a voz completamente alterada. O que também acho lindo.
    Obrigada, novamente.

  3. Concordo com Amacar. A Charlote é luxo só! Também gostava do Eurochannel, porém, sem maiores explicações, saiu da grade da SKY. Cabetv tem esses probleminhas _ quando o assinante menos espera, o canal preferido desaparece sem dar nehuma satisfação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s