Blogs de music business: por onde começar?

Aqui no Bloody Pop temos a diretriz de escrever quase 100% das vezes sobre música. É o nosso foco e é o que nós gostamos de escrever sobre. No entanto, a Música dos anos 2000 nunca foi apenas “música”. Óbvio, as canções, os discos e os artistas são e serão sempre o centro de tudo, mas muito do que se escreve sobre o assunto se deve as questões envolvendo produção, distribuição e comercialização de música num mundo pós-Napster.

A profusão de novos serviços e novos modelos de negócio (nem sempre bem sucedidos) abriu um novo filão para o jornalismo musical, que nem sempre foi bem absorvido pelas publicações que nasceram (e ainda nascem, como o Bloody Pop) com a missão de cobrir “música-música”. O espaço, no entanto, foi bem preenchido por uma série de blogs e sites dedicados quase exclusivamente à cobertura dos bastidores da indústria de música, um trabalho que sempre foi desempenhado quase que exclusivamente pela Billboard e outras publicações que circulavam apenas entre iniciados.

Uma busca mais detalhada vai apontar diversos resultados, o que pode afastar o leitor, seja ele uma banda ou apenas um geek interessado. Para facilitar um pouco a sua vida, selecionamos alguns lugares imperdíveis para buscar informações e análises sobre o mercado de música, principalmente o mercado digital:

Music Ally: o Music Ally é na verdade um serviço completo de informações e análises (além de consultoria e treinamento) para empresas de música – a versão completa custa quase 600 dólares/ano – mas que mantém alguns bons conteúdos disponíveis de graça para usuários não hardcore. O foco são as boas análises e informações exclusivas.

Blog do MelodyBox: MelodyBox é uma rede social voltada para interação entre todos que participam da cadeia produtiva da música, do artista ao fã, do cara que flyer ao dono de selo. O serviço ainda está em beta, mas desde de antes do lançamento os idealizadores do site tem mantido um blog atualizadíssimo com vários links e boas análises, com um foco especial no mercado brasileiro.

Remixtures: desativado no início do ano, o blog do português Miguel Caetano funciona hoje só no twitter, linkando tudo que é relevante sobre music business, p2p e software livre.

Cnet: o quase jurássico site de tecnologia até há pouco mantinha 3 espaços no seu portfólio dedicado à música e ao entretenimento. Com o fim do ótimo Digital Noise no início de outubro, sobraram o MP3 Insider, dedicado a reviews e notícias sobre novos serviços de música e gadgets musicais, e o Media Maverick, que cobre os bastidores da indústria de entretenimento e suas terminações digitais.

Lefsetz Letter: o blog é escrito por Bob Lefsetz, uma figura bastante conhecida na indústria da música americana, e começou na verdade no papel, passando depois a uma newsletter. Nos textos, Bob mostra análises bastante pessoais (e geralmente acertadas) dos assuntos que dominam as cabeças dos geeks de música.

Hypebot: talvez o melhor e mais atualizado da lista, o Hyperbot faz uma cobertura diária das internas da indústria, com um foco especial nas movimentações das gravadoras e no surgimento e sustentabilidade de novas empresas de música.

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On

POSTAGEM PATROCINADA
O texto que você leu é publicitário. Este aviso representa nosso compromisso em indicar com clareza para o nosso público qualquer ação do gênero.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Blogs de music business: por onde começar?

  1. Pingback: Tweets that mention Blogs de music business: por onde começar? | Bloody Pop -- Topsy.com

  2. Chegando atrasado no post, mas recomendando o blog e o twitter do Adrian Fusiarski, http://buzzsonic.com + http://twitter.com/buzzsonic. E também o Music Think Tank: http://www.musicthinktank.com. Sem esquecer o blog do ex-Gang of Four Dave Allen, http://www.pampelmoose.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s