Repeat: "A Maré Nenhuma", Nuda


Faz mais de um ano que falamos do disco dos pernabucanos do Nuda pela primeira vez aqui no Bloody Pop. Originalmente previsto para ser lançado em 2010, “A Maré Nenhuma” só deve chegar nos próximos meses, o que não impediu que a banda soltasse algumas prévias antes do lançamento. Para ajudar na promoção da banda na Feira Música Brasil, o Nuda fechou um EP com três faixas pré-mixadas/masterizadas que entraram no novo disco e aproveitou para jogar na internet também.

O EP conta com a faixa-título do álbum, “Em Nome do Homem” e a versão da banda para “Ode Aos Ratos”, de Chico Buarque. Se nessas duas últimas a banda parece mais disposta a causar alguma reação mais visceral do ouvinte – as duas são bem barulhentas, lembrando uma versão com sotaque do esporro politicamente consciente do Violins – “A Maré Nenhuma” encontra o Nuda no seu momento mais solto. O samba não é exatamente uma língua incomum para banda nem para seus contemporâneos, no entanto, o que eles conseguem na faixa é algo raramente tentado desde que o ritmo voltou a habitar a paleta do rock brasileiro. Seja quando usado como acessório (Los Hermanos, Wado) ou objeto de estudo (Romulo Fróes), o samba no indie brasileiro nunca foi dado a catarse, talvez por estar quase sempre emparedado pela guitarra ou pela busca pela “canção bonita”. Ao contrário, “A Maré Nenhuma” funciona como samba-de-terreiro de um homem só. Claro, há o coro e há aquela sensação meio coletiva de que a música pode redimir qualquer pecado enquanto houver quem cante, mas a sutileza na produção deixa claro que tudo aqui gira numa esfera bem mais pessoal do que pede uma roda de samba.

A faixa é de uma beleza exemplar, num nível que a banda ainda não tinha mostrado que era capaz até aqui. Como nos explicou o vocalista Raphiro, a maré nenhuma “significa tentar fazer o seu melhor e mergulhar nessa maré, ser guiado pra onde ela for levar”. No caso deles, tudo indica que a maré vá os levar bem longe.

http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F11229204&show_comments=true&auto_play=false&color=ff000b 01 Nuda – A Maré Nenhuma by bloodypop

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s