Bloody Mixtape #04: Aquele Indie Axé

Como uma criança que viveu os anos 90 e gostava de carnaval, muito da minha memória afetiva relacionada à folia vem das canções de Axé. Toque o disco ao vivo da Banda Eva de 97 (ou qualquer disco dessa época que tenha feito sucesso) que provavelmente eu vou saber cada uma das músicas de cor. Tenho uma leve impressão que há muita gente igual a mim.

De todos os ritmos populares dos anos 90, talvez o que mais tenha se infiltrado na música independente brasileiras nos últimos anos tenha sido o axé. Talvez por ter nascido em “bons” berços setentistas (Novos Baianos, Moraes, o próprio Caetano), a (re)avaliação do gênero como uma influência esteticamente aceitável tem ocorrido de Curitiba a Recife, com paradas no Rio, em São Paulo, Macieió e na capital Salvador.

Para comemorar o carnaval e documentar um pouco da produção do assim chamado Axé Indie nos últimos 10 anos, o Bloody Pop lança a mixtape Aquele Indie Axé. O termo, como bem disse a Kátia Abreu, “é uma vibe, não um ritmo”, o que transforma essa mixtape mais numa reunião de boas faixas que compartilham o mesmo espírito, do que algo que defina a gramática do novo gênero. As faixas estão ordenadas cronologicamente, indo do primeiro disco do Lucas Santtana no início da década (que, curiosamente, foi lançado por uma major e tem um hit de novela) a novíssima “Sem Falsas Promessas” dos cariocas do Tono. No meio, encontramos Do Amor inteiro e metade dele tocando com Caetano, Holger, Baiana System e outros que levantaram essa bandeira.

Aquele Indie Axé

http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F622603&show_comments=true&auto_play=false&show_playcount=true&show_artwork=true&color=ff000b Bloody Pop apresenta: Aquele Indie Axé by bloodypop

*por algum motivo, o Soundcloud não me deixa subir a música “A Cor Amarela” do Caetano, mas ela vem no zip.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s