Repeat: Fred Falke

repeatok
fredfalke

Talvez porque hoje existam muitos deles, é difícil ver remixes e muito menos quem os faz ficando presos na memória do público comum (eu não estou falando com vocês remix/mashup freaks, ok?). Você ouve, você dança, mas provavelmente em seguida descarta e vai ouvir a original. É geralmente assim que eu procedo, pelo menos.

Mas algo acontece no meu coração ouvido em 2009, graças ao produtor francês Fred Falke. Baixista de formação, Falke fazia dupla com Alan Braxe até o ano passado, e o que pode-se dizer é que a separação fez muito bem a ele. Requisitado por artistas díspares como U2 e Annie, o cara está voando em 2009, parece que Falke remixa fica melhor do que a original. E olha que não estou falando de quaisquer originais, ein? Duas delas são elegíveis a melhor single do ano, outras duas são bons singles de duas artistas famosas por terem bons singles e a outra é a melhor música do novo disco do U2.

O primeiro remix a me conquistar foi o para “Anthonio” da Annie. Por mais que eu estivesse um pouco decepcionado com a versão vazada de “Don’t Stop”, “Anthonio” indicava que a moça estava trilhando um caminho mais interessante depois que teve que regravar o disco, assumindo toda sua paixão por ABBA. Falke é esperto e ao invés de fazer o movimento mais óbvio e jogar a menina na cafonalha disco, prefere usar como motor o punch emocional da faixa, uma história de amor platõnica em que Annie foi chutada por um garoto de Ipanema (isso!). O resultado é uma jóia de synth-pop onírico, delicada e brilhante.

Já com outra loira, a Little Boots, Falke faz o que ela já devia ter feito com seu novo single, “New In Town”. Enquanto a original parece mais com Lily Allen do que deveria, o remix usa uma dinâmica parecida com o tour de force “Stuck On Repeat”, que alçou Victoria aos holofotes em 2009. É pop de pista, mas é gigantesco, espacial.

Depois de um remix burocrático feito pelo Justice, o U2 finalmente acerta na campanha para aparecer no Hype Machine. Em “Magnificent”, Falke não faz muito além de silencias as guitaras e aprimorar o groove e o tempero de world music da original, fazendo com que o bom vocal de Bono fique ainda mais claro.

Em “Heavy Cross”, single novo do Gossip, Falke apaga a pegada tira a pegada punl-funk da orignal e faz o que muito produtor já deve ter sonhando, transformando Beth Ditto na diva disco suprema. O engraçado é que ele faz isso de uma maneira que a faixa acaba lembrando uma versão afeminada de “Eye of the tiger”. Nem parece, mas é massa para caralho.

Talvez por ser uma das melhores músicas dois últimos, uhm, 5 anos, “Two Weeks” do Grizzly Bear é o tipo de faixa para qual remixes se tornam completamente desnecessários. Para que mexer no que já é genial, certo? Mas a banda pediu, fazer o quê? Nessa caso, Falke despe a canção de todos os ornamentos de chamber pop que a fazem brilhar e usa apenas a vocal poderoso de Ed Droste como guia. Então, adiciona à mistura uma linha de baixo poderosa, camadas e mais camadas de sintetisador, uma batida simples e pronto: surge uma nova canção. Imagine o que o New Order faria com ProTools e um bom vocalista? É melhor que isso.

[MP3] Annie – Anthonio (Fred Falke)
[MP3] Grizzly Bear – Two Weeks (Fred Falke Extended Remix)
[MP3] Little Boots – New In Town (Fred Falke Remix)
[MP3] The Gossip – Heavy Cross (Fred Falke Remix)
[MP3] U2 – Magnificent (Fred Falke Remix)

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Repeat: Fred Falke

  1. billyloomis disse:

    INCRIVEL. ainda bem que eu achei algo do genero, tava procurando remixes do fred falke pra baixar e achei esse artigo, alem de poder baixar 5, ainda li comentario dignos sobre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s