Os discos brasileiros mais esperados em 2009: ficaram para 2010

discos2009

Taí uma boa prova de que 2009 foi um ano incrível para música brasileira. Dos 12 discos que eu tinha listado com esperanças para 2009, os 5 que eu mais acreditava acabaram ficando para 2010 e ainda sim foi, sem nenhuma dúvida, o melhor ano para música brasileira na década que passou.

Nesse post atualizamos o status desses 5 lançamentos – Do Amor, Superguidis, Nina Becker, Supercordas e Mombojó – que agora têm previsão para o primeiro semestre de 2010. A lista com os outros discos brasileiros que estamos esperando entra no ar a partir da segunda semana de janeiro.

Do Amor

Disco: “Do Amor”
Previsão de lançamento: final de janeiro
O que já dá para ouvir: as versões finais “Brainy Dayz” e “Chalé”, tocadas em outubro no Ronca Ronca.

Está tudo acertado para o lançamento no final de janeiro, contou o baterista Marcelo Callado por e-mail. Serão 14 músicas gravadas durante 2008 e 2009 com o produtor Chico Neves, incluindo aí todos hits (“Morena Russa”, “Perdizes”, “Dar Uma Banda”, “Pepeu Baixou Em Mim” e aquele setilist que a banda vem apresentando desde 2008), mais as inéditas “Meu Corpo Ali”, “Homem-bicho” e “Exploit” e a cover de “Lindo Lago do Amor” do Gonzaguinha.

Além do disco, ainda deve rolar 2010 um EP com o material mais recente, gravado parte no Estúdio Musgo, dos Supercordas.

“Do Amor”
01. “Vem me Dar”
02. “Chalé”
03. “Morena Russa”
04. “Shop Chop”
05. “I Picture Myself”
06. “Perdizes”
07. “Meu Corpo Ali”
08. “Brainy Dayz”
09. “Dar Uma Banda”
10. “Homem-bicho”
11. “Pepeu Baixou em Mim”
12. “Exploit”
13. “Isso é Carimbó”
14. “Lindo Lago do Amor”

Superguidis

Disco: sem nome
Previsão de lançamento: março pela Senho F Discos
O que já dá para ouvir: demos/versões ao vivo de “Não Fosse O Bom Humor”, “Fã-clube adolescente”, “Visão Além do Alcance”, “Quando Se É Vidraça”, “Aos Meus Amigos”, “Nova_completa” e “Casablanca”.

Com o nome “Tolos Mudam” oficialmente descartado (não vai ter nome algum, na verdade), o terceiro disco do Superguidis será, na verdade, dois: um inédito gravado em Brasília em janeiro de 2009 com produção de Phelippe Seabra e outro reunindo versões acústicas do repertório da banda gravado num show em Porto Alegre gravado em maio.

Segundo o guitarrista Lucas Pocamacha, as gravações do acústico foram “tão divertidas quanto estressantes”, já que toda gravação ficou a cargo da banda. Ele ainda afirma que a nova roupagem das músicas deve ressaltar alguns detalhes que ficaram perdidos nos outros discos da banda:

O nosso som tem um monte de notinhas e detalhes que muitas vezes acabam escondidos por aquele monte de guitarra. Foi divertido trazer eles à tona com os violõezinhos e todo aquele silêncio do acústico. Se tivéssemos mais tempo pra ensaiar talvez as músicas teriam ficado ainda mais diferentes. No fim gostamos muito do resultado!

O disco já está masterizado, apenas esperando a parte gráfica ficar pronta para ir para fábrica (e chegar à internet?). Ainda em janeiro, a banda deve lançar um EP com duas faixas do álbum de inéditas e uma do acústico.

Nina Becker

Disco: possivelmente dois álbuns, ainda sem título
Previsão de lançamento: março pela YB Music
O que já dá para ouvir: “Volte Sempre” sincronizada numa campanha de azeite e liberada pela marcar para download

Atualmente conhecido como o “Chinese Democracy da MPB”, o disco (seriam “os discos”?) de estréia da Nina Becker sai com certeza em março de 2010, confirmado pela gravadora e pela própria Nina, que despistou quando perguntei outras informações:

Vou mesmo lançar em março, mas ainda temos que definir algumas coisas, então vou ficar te devendo infos mais detalhadas. Mas quando tivermos infos, mandarei!

Esperamos ansiosos, Nina!

Mombojó

Disco: “Amigo do Tempo”
Previsão de lançamento: primeiros meses de 2010
O que já dá para ouvir: “Antimonotonia” e “Casa Caiada” em versões finais

Era 2008, era julho, era setembro, era outubro, era novembro e acabou sendo 2010. Com o título mais do que apropriado, o terceiro disco do Mombojó sai “nos primeiros meses de 2010”, segundo o post de “Feliz Ano Novo” no blog da banda.

Enquanto parte da banda põe seus esforços na gravação do novo álbum do amigo China e faz shows com Del Rey, lançamos a campanha: Mombojó em 2010 – eu acredito!

Supercordas

Disco: “A Mágica Deriva Dos Elefantes”
Previsão de lançamento: ?
O que já dá para ouvir: “Mágica”, lançada como single em 2008, e prévias de diversas canções novas usadas na vinhetas que a banda gravou para MTV

Infelizmente vamos deixar você leitor só na vontade sobre esse, já que também (ainda) não conseguimos mais informações. Mas pode saber que 2010 vai ser “mais esquifrênico, experimental e pop ao mesmo tempo”, como disse o Bonifrate, por causa dele.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s