Passados três meses, já deu para notar que, como no ano passado, quando demos início a um exercício diário de acompanhar as movimentações nacionais mais de perto aqui no Bloody Pop, a música brasileira em 2010 vai muito bem, obrigado. Como dizem por aí, parabéns a todos envolvidos – artistas, principalmente.
À medida que uma movimentação de novos coletivos de produção cultural toma conta do interior e e das capitais do Brasil, o cenário como um todo tende a ficar mais plural, a produção mais rica, tanto em quantidade de estilos diferentes e quanto em qualidade. É um dado simples: a agenda da música brasileira em 2010 está simplesmente mais agitada do que em anos anteriores.
Desde o início de janeiro, temos falado aqui no Bloody Pop dos discos previstos para 2010 que têm despertado nossa curiosidade. Já foram 15, três deles já lançados (Violins, Thiago Pethit, Pata de Elefante e Apanhador Só). Isso sem contar os 4 outros que estavam na nossa lista de 2009, mas que só saem este ano – Nina Becker, Do Amor, Mombojó e Supercordas. Com isso, o que era uma especial com começo e fim, de certa forma virou uma seção do blog, cuja data de validade só expira quando mudar o ano. Na programação, ainda temos Guizado, Marcelo Jeneci, Boss In Drama, Holger, Forgotten Boys e Romulo Fróes, com quem já estamos em contato para que nos contem a quantas anda seus novos discos.
Como um primeiro marco dessa nova fase, paramos nesse post para dar uma organizada e uma atualizada na lista inicial, jogar luz sobre os discos que a gente não comentou, trocar links e tentar rascunhar uma calendário de lançamentos para os próximos 9 meses.
Vale sempre lembrar que não sabemos de tudo. Longe disso. O espaço de comentários e o nosso e-mail (contato[ARROBA]bloodypop.com) estão aí para isso: conte, corrija, atualize, indique, nos mande/fale sobre um/seu futuro som. Sem medo e sem pressão.
A Música Brasileira em 2010
Lançados
– Apanhador Só
“Apanhador Só” [MP3]
– Beeshop
“The Rise And Fall Of Beeshop” [MP3] [Compre]
– Caldo de Piaba
“Volume 2 EP” [MP3]
– Camarones Orquestra Guitarrística
“TudoJunto” [MP3]
– Delta Cockers
“A Revanche do Robô EP” [MP3]
– Ecos Falsos
“Quase” [MP3]
– Edu Lobo
“Tantas Marés” [MP3] [Compre]
– Emicida
“Sua Mina Ouve Meu Rap Tamém EP” [MP3] e single “Avua Besouro” [MP3]
– Ex-Exus
“Pau, Brazil! EP” [MP3]
– Jair Naves
“Araguari” [MP3]
– João Brasil
70 e poucos mashups e contando…
– Jr. Black
“RGB” [MP3] [Compre] [Resenha]
– Karina Buhr
“Eu Menti Para Você” [MP3] [Compre]
– Love Bazucas
“Love Bazucas EP” [MP3]
– Lulu Santos
“Singular” [Compre]
– Lurdez da Luz
“Lurdez da Luz EP” [Compre]
– Mamma Cadela
“Mamma Cadela e A Geração Espotânea” [Compre]
– Maquinado
“Mundialmente Anônimo” [MP3] [Compre]
– Messias
“Escrever-me Envelhecer-me Esquecer-me” [MP3] [Compre]
– Nevilton
“Pressuposto EP” [MP3]
– Pata de Elefante
“Na Cidade” [MP3]
– Quarto Negro
“Bom Dia, Lua EP” [MP3]
– Rosie And Me
“Bird And Whale EP” [Compre]
– Sá, Rodrix & Guarabyra
“Amanhã” [Compre]
– Single Parents
“Could You Explain? EP” [MP3]
– Superguidis
“Superguidis” [MP3] [Compre] [Resenha]
– Team.Radio
“White Tokyo EP” [MP3]
– Terminal Guadalupe
“O Explorador de Telhados EP” [MP3]
– Thiago Pethit
“Berlim, Texas” [MP3] [Compre]
– Violins
“Greve Das Navalhas” [MP3]
– Vítor Ramil
“Délibáb” [MP3] [Compre]
De 2009 para 2010
– Do Amor
“Do Amor” (maio/junho)
O álbum, que tem aquele tracklist bonito que você já viu, estava previsto para março, mas só foi para fábrica na semana passada. O baterista Marcelo Callado conta por e-mail que ainda leva um mês e meio pelo menos para o álbum ser lançado. Maio? Junho? Quem não aguenta mais esperar levanta a mão o/
– Mombojó
“Amigo do Tempo” (maio/junho)
“Amigo do Tempo” é o álbum que provavelmente já teve mais previsões de lançamento diferentes na música brasileira, certo? Era para sair em abril, mas o vocalista Felipe S confirmou na comunidade da banda no orkut que SAI em maio. Dessa vez a gente acredita.
– Nina Becker
“Azul” e “Vermelho” (abril? maio? junho?)
Originalmente previsto para março, os dois primeiros álbuns de Nina Becker já estão conhecidos como o “Chinese Democracy da MPB”, mas tudo indica que finalmente sejam lançados ainda nesse semestre.
– Supercordas
“A Mágica Deriva Dos Elefantes” (???)
No início dessa semana fomos saudados por duas novas (e bem boas) canções do próximo disco do Supercordas, “O Céu Sobre As Cabeças” e “Índico de Estrelas”, liberadas para download no Trama Virtual. Do resto do álbum, ninguém sabe, ninguém viu além dos próprios Supercordas.
Já falamos por aqui
– Bazar Pamplona
– Bidê Ou Balde
– Burro Morto – “Baptista Virou Máquina” (final de abril?)
– Cérebro Eletrônico – “Deus e o Diabo no Liquidificador” (junho/julho)
O disco agora tem um hotsite completíssimo. Além disso, a banda soltou a ótima “Decência” na rede, faixa que foi gravada no “10 Horas no Estúdio” da Trama. Dá para ajudar nas gravações do álbum por aqui.
– China – “Só Serve Pra Dançar” (agosto)
– Copacabana Club – “Tropical Splash” (julho)
– Garotas Suecas (segundo semestre)
– Inverness – “Somewhere I Can Hear My Hear Beating”
– L.A.B. (segundo semestre)
– Nuda – “A Maré Nenhuma”
Não tenho mais informações sobre desde quando falamos dele por aqui, mas dá para ver que a banda se divertiu gravando o disco nesse vídeo nonsense que fizeram para o TramaVirtual.
– stella-viva – “Deus Não Tem Aviões” (julho/agosto)
O disco estava previsto para o fim de fevereiro, mas acabou atrasando nas última gravações e na mixagem. Sai nesse semestre ainda. Prometeram o primeiro single, “Aeromoça”, para as próximas semanas.
– Vanguart (junho)
– Vitor Araújo – “Paixão e Fúria (ou O Desespero)” (primeiro semestre)
Logo mais no Bloody Pop
– Boss In Drama
– Forgotten Boys
– Guizado (previsto para maio no Álbum Virtual da Trama)
– Holger – “Sunga” (final de junho)
– Marcelo Jeneci – “Feito Pra Acabar”
– Romulo Fróes – “Um Labirinto Em Cada Pé”
– Transmissor
Ainda
– A Banda de Joseph Tourton
– Academia da Berlinda
– B Negão e Os Seletores de Frequência (segundo semestre)
– Black Drawing Chalks
A banda goiana irá suceder “Life Is A Big Holiday For Us” com um registro ao vivo, gravado em Goiânia em março.
– Blubell
– Bonde do Rolê
– Catarina Dee Jah
– Chico Buarque
– Constantina
– CSS
– Domenico
Pelo twitter, o músico avisa que seu disco está terminado “com chave de ouro, guitarra do Davi [Moraes?]”. A conferir.
– Eddie
– Elma
– Emicida
– Filhos da Judith
– Fóssil
– Fresno
– Hotel Avenida
– Jonas Sá – “Tropical”
– Juliana R.
O primeiro disco da cantora paulista, que deve sair pela YB em algum momento de 2010, já teve até uma entusiasmada resenha no TramaVirtual.
– Júpiter Maçã
– Kamau
– Kassin
Depois de uma pequena (e elogiada) turnê no início do ano, Kassin anda cozinhando aos poucos seus novos sons. Ainda não se sabe se o material vai ser 100% novo, ou se vão rolar algumas regravações da trilha de anime que ele fez ano passado. A deliciosa “Calça de Ginástica”, disponibilizada no myspace, merecia.
– Labirinto
– Léo Cavalcanti
– Little Joy
Material novo existe e o álbum (que poderia também ser dois EPs) já teve até previsão de lançamento (dezembro de 2009). Mas agora com a volta dos Strokes, não dá para saber muito bem os rumos do Little Joy, ou dá?
– Lucy & The Popsonics
Com produção de John Ulhoa do Pato Fu, o segundo dos brasilienses, tudo indica, muito um pouco a equação sonora da banda, que anda até procurando um baterista “de verdade” para fazer companhia à Lucy.
– M. Takara
– Macaco Bong
– Marcelo Camelo
Camelo está gravando em São Paulo seu segundo rebento desde o início de março, informou a assessoria à Folha de São Paulo tempos atrás. Curioso para ver “o disco paulista” de Camelo.
– Mário Maria
– Mini Box Lunar
O disco da sensação do Amapá deve sai ainda esse ano e deve contar com a produção de Carlos Eduardo Miranda.
– Momo
– Mundo Livre S/A
Tudo que se sabe é que a banda tem gravado músicas para o novo álbum desde o fim do ano passado com o produtor Dudu Marote. A expectativa é que saia ainda no primeiro semestre.
– Nação Zumbi
Desde o fim do contrato com a Deckdisc, muito tem se falado sobre o disco que marca a vinda da banda de vez para o lado independente do mercado. Notícias do fim do ano passado davam conta que o disco seria gravado no começo de 2010, mas estando Lúcio Maia tocando seu Maquinado com a corda toda e o surgimento do Almaz, projeto de releituras de trilhas que engloba Lúcio, Pupilo e Seu Jorge, eu não teria tantas esperanças para um lançamento breve.
– Nevilton
– Parteum
– Pato Fu
Tudo que se sabe vem via site oficial, que exibe uma imagem avisando que a banda está “em obras”, indicando também um “cd # 10”.
– Pélico – “Que Isso Fique Entre Nós”
O segundo de Robson Pélico é esperado para setembro, mais no TramaVirtual.
– Pública
– Racionais MC’s
– ruído/mm
– Thalma de Freitas
Por sorte (e malandragem), consegui ter acesso a algumas demos do primeiro e aguardado disco de Thalma. Vibe samba-jazz bem bacana, tomara que saia logo.
– The River Raid
– The Twelves
– Tom Zé
– Tono
– Tulipa Ruiz
O agudo maravilhoso de Tulipa poderá ser ouvido com mais clareza no álbum que ela está gravando nos estúdios da YB Music, que também deve lançá-lo.
– Volantes
– Volver
– Wado
– Walverdes
– Zeca Viana
Deixe um comentário